sábado, 26 de fevereiro de 2011

O LIVRO DE SALMOS


A ALEGRIA DE DESCOBRIR A PALAVRA DE DEUS

"Alegrei-me quando me disseram: vamos à casa do Senhor!" Parafraseando este versículo famoso, podemos dizer: "Alegrei-me quando me disseram: vamos estudar a palavra do Senhor!".
Ah quão maravilhoso é o estudo da santa Palavra! quantas coisas aprendemos! A palavra de Deus é uma fonte inesgotável de conhecimento e transformação interior. O Novo Testamento está repleto de passagens que nos ensinam que, pelo conhecimento e estudo da Palavra, podemos nos tornar pessoas melhores para nossos familiares, amigos e sociedade. Diz Romanos 12.2 "Não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus". Já em 1Coríntios 1.5 está escrito que "em tudo fostes enriquecidos nele, em toda palavra e em todo conhecimento". E Colossenses 1.10 complementa: "Para que possais andar de maneira digna do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus".
O estudo bíblico é algo essencial na vida do cristão, no dia-a-dia daquele que ama a Jesus e deseja segui-lo e servi-lo. Se você se encaixa nesse perfil e ainda não foi despertado pelo estudo da santa Palavra, ore ao Senhor, comece a frequentar a Escola Dominical da sua igreja, empenhe-se na leitura e meditação diárias da Palavra. Você perceberá, em pouco tempo, o quanto a sua vida está melhor e o quanto você está maduro e frutífero na obra de Deus.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O LIVRO DE SALMOS

JUSTIÇA, VERDADE E ÉTICA

Tanto no Salmo 1 como o 15 fazem parte dos salmos de instrução, cujo tema central é a justiça de Deus e o objetivo de educar o povo na prática dessa justiça, ensinando a viver conforme a aliança, sendo fiéis a Deus ou voltar-se às exigências da aliança.
Os dois salmos têm a missão de colocar a justiça de Deus em primeiro lugar em nossa vida. Mas, o que é justiça? Em hebraico, justiça é "tzºdaqah" e significa retidão. Em termos sociais, seria uma pessoa ou um governo empenhado em ser justo, reto, verdadeiro e eticamente correto.
Justiça, verdade e correção ética são qualidades muito valorizadas atualmente. A Bíblia, sempre à frente dos tempos do homem, já instrui os verdadeiros filhos de Deus a buscar essas virtudes.
Quem não gosta de relacionar-se com pessoas justas, verdadeiras e éticas? Como é bom e saudável poder trabalhar, estudar ou frequentar lugares alicerçados nesse tripé! A nossa família e a nossa igreja devem ser alicerçadas neles. Se assim o fizermos,certamente, estaremos sendo "sal da terra e a luz do mundo" 

O LIVRO DE SALMOS

SALTÉRIO, ORAÇÃO E CANÇÃO

O Livro de Salmos,geralmente divido em cinco blocos (1-41; 42-72; 73-89; 90-106; 107-150), só passou a ser usado como livros de cânticos posteriormente: "Também dispôs os levitas na casa do Senhor com címbalos, alaúdes e harpas conforme a ordem de Davi, e de Gade, o vidente do rei, e do profeta Natã; porque esta ordem viera do Senhor, por meio de seus profetas. E os levitas estavam em pé com os instrumentos de Davi, e os sacerdotes com as trombetas. E Ezequias ordenou que se oferecesse o holocausto sobre o altar, e quando começou o holocausto, começou também o canto do Senhor, ao som das trombetas e do instrumentos de Davi, rei de Israel. Então toda a congregação adorava, e os cantores cantavam, e os trombeteiros tocavam; tudo isso continuou até se acabar em holocausto. Tendo eles acabado de fazer a oferta, o rei e todos os que estavam com ele se prostraram e adoraram. E o rei Ezequias e os príncipes ordenaram aos levitas que louvassem ao Senhor com as palavras de Davi, e de Asafe, o vidente. E eles cantaram louvores com louvores com alegria, e se inclinaram e adoraram" (2Cr 29.25-30).
Isso ocorreu porque o saltério não é composto somente de cânticos, mas da recitação de orações e lamentos. O termo hebraico "mizmor", que aparece 57 vezes no Livro de Salmos e é traduzido por "Salmo", é, na realidade, uma canção acompanhada de instrumento de corda. Já as palavras hebraicas "masquil" é um poema para meditação e "tephilah", oração.
Quanto às ligações musicais dos salmos, temos expressões hebraicas como "binguinot" ou "instrumento de corda" (Sl 4; 5; 54; 55 etc.), "Al-Almalot" (para vozes femininas, soprano) e "Al-Hashminit" (instrumento de oito cordas).