quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O LIVRO DE SALMOS

SALTÉRIO, ORAÇÃO E CANÇÃO

O Livro de Salmos,geralmente divido em cinco blocos (1-41; 42-72; 73-89; 90-106; 107-150), só passou a ser usado como livros de cânticos posteriormente: "Também dispôs os levitas na casa do Senhor com címbalos, alaúdes e harpas conforme a ordem de Davi, e de Gade, o vidente do rei, e do profeta Natã; porque esta ordem viera do Senhor, por meio de seus profetas. E os levitas estavam em pé com os instrumentos de Davi, e os sacerdotes com as trombetas. E Ezequias ordenou que se oferecesse o holocausto sobre o altar, e quando começou o holocausto, começou também o canto do Senhor, ao som das trombetas e do instrumentos de Davi, rei de Israel. Então toda a congregação adorava, e os cantores cantavam, e os trombeteiros tocavam; tudo isso continuou até se acabar em holocausto. Tendo eles acabado de fazer a oferta, o rei e todos os que estavam com ele se prostraram e adoraram. E o rei Ezequias e os príncipes ordenaram aos levitas que louvassem ao Senhor com as palavras de Davi, e de Asafe, o vidente. E eles cantaram louvores com louvores com alegria, e se inclinaram e adoraram" (2Cr 29.25-30).
Isso ocorreu porque o saltério não é composto somente de cânticos, mas da recitação de orações e lamentos. O termo hebraico "mizmor", que aparece 57 vezes no Livro de Salmos e é traduzido por "Salmo", é, na realidade, uma canção acompanhada de instrumento de corda. Já as palavras hebraicas "masquil" é um poema para meditação e "tephilah", oração.
Quanto às ligações musicais dos salmos, temos expressões hebraicas como "binguinot" ou "instrumento de corda" (Sl 4; 5; 54; 55 etc.), "Al-Almalot" (para vozes femininas, soprano) e "Al-Hashminit" (instrumento de oito cordas).

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